12 setembro 2014

Entrevista especial – Mike Belobradic – Os exclusivos e inusitados aromas da Disney

Hoje nós temos um post especial para vocês. Mike Belobradic é canadense e um destacado consultor de viagens e autor, que montou o site 1923 Main Street, especializado em dicas e informações para ajudar seus compatriotas a viajarem para os parques da Disney. Por meio do blog Word on the Street, ele dá sua opinião sobre diversos aspectos relacionados ao mundo do Mickey. Mike tem mais de 40 anos de experiência em viagens Disney e pontos de vista bem interessantes. Nós o convidamos para falar sobre um aspecto bastante curioso, que são os aromas do Walt Disney World.



O senhor escreveu um artigo bastante interessante sobre os aromas do Walt Disney World, explicando que trata-se de um importante recurso para os visitantes recordarem-se dos bons momentos vividos nos parques e hotéis. O quão importante de fato é o uso de cheiros na Disney?

A dimensão sobre os cheiros na Disney, em Orlando e outros destinos, é um fator que não pode ser ignorado e se transforma em uma importante parte de toda a experiência. Sem dúvida eles se embrenham nas memórias de longa data que desenvolvemos lá. Eu acho muito interessante o quanto estes aromas e experiência sensorial contribuem para amplificar o efeito que sentimos nos parques.

O senhor tem um aroma favorito na Disney?

Um dos meus favoritos é o cheiro de Natal no hotel Grand Floridian Resort durante a época de festividades de fim de ano. Este aroma te envolve com um sentimento aconchegante relativo à época e de alguma maneira traz de volta maravilhosas lembranças de família. Só de falar sobre isso agora, eu consigo sentir o cheiro em minha mente. O odor é canalizando diretamente para as áreas de circulação no resort de modo que sua experiência seja ainda mais intensa em qualquer lugar que vá.



O aspecto dos cheiros também me chama a atenção quando estou em pé no pier aguardando a viagem de barco pelo Bay Lake ou Seven Seas Lagoon, no Walt Disney World Resort, e imediatamente me leva de volta à infância simplesmente por conta do cheiro de madeira, água e um tipo de conservante que eles usam.


Nós, brasileiros, com pouca frequência nos hospedamos nos hotéis moderados e de luxo do Walt Disney World Resort. Como a viagem aos Estados Unidos já é um gasto relevante, normalmente ficamos nos econômicos. Por conta disso, creio que nem todos sabem que os lobbies dos hotéis também contam com estes aromas. De fato isso acontece, não é?

Sim, com certeza. E torna-se muito importante para toda a experiência. De fato, houve até uma certa revolta entre frequentadores de longa data quando a Disney trocou os cheiros no Polynesian Resort há uns anos! Os resorts têm cheiros especiais designados especificamente para os estabelecimentos de modo a aprofundar  e estabelecer a experiência para os visitantes. Os cheiros estão relacionados com o tema do hotel de alguma maneira ou outra.

Quais são outros cheiros que você gostaria de mencionar?

Os parques temáticos também contam com aromas próprios. Um dos mais famosos exemplos são os cheiros de cookies de chocolate fresquinhos e recém-assados que são bombeados em partes da Main Street perto da confeitaria no Magic Kingdom (Main Street Bakery, hoje sob a marca Starbucks). Acredite se quiser, alguns banheiros têm aromas intencionais também, junto com algumas lojas e outras atrações.


Se você já esteve no simulador Soarin´, no Epcot, ou assistiu ao Mickey’s PhilharMagic no Magic Kingdom, por exemplo, sabe o quão incrível é receber sopros de aromas durante as performances.


O cheiro proposital de mofo durante o passeio do Piratas do Caribe é outro estímulo às memórias assim como o odor de bacon caramelizado que está em todos os bufês de café-da-manhã no Walt Disney World Resort.

Como a Disney usa o cheiro como forma de ajudar as pessoas a terem boas lembranças e desejarem voltar?

A história dos odores na Disney remonta aos anos 40. Sempre buscando maneiras de tornar a experiência mais imersiva e envolvente para seus visitantes, Walt Disney foi o primeiro produtor de filmes que de fato considerou colocar cheiros nas salas de exibição para proporcionar uma experiência multi-dimensional para os frequentadores.

Tudo começou com seu filme de 1940, “Fantasia”. Walt criou algo chamado “Fantasound for Fantasia” em colaboração com a RCA, que na prática era a versão original do filme com som surround.



Enquanto sua ideia de ter aromas nos cinemas para aumentar a experiência era um grande conceito, Walt enfrentou desafios operacionais tentando administrar os cheiros de forma consistente. Isso se deu porque em 1940 as salas de exibição não estavam adaptadas para adicionar cheiros, pelo menos não os intencionais, e ele não conseguiu ter um bom processo para limpar o ar de sessões anteriores antes que a próxima começasse.

Tentar fazer isso em um ambiente que Walt não controlava mostrou-se muito difícil e custoso. Então a implementação nunca saiu do papel. Mesmo assim, a semente havia sido plantada e o conceito estava sólido. Deste modo, quando seu projeto para a Disneyland foi concebido, o conceito de uma experiência multidimensional incorporando aromas no mix de diversão logo fez sentido e pôde, finalmente, ser controlado nos mundos mágicos criados posteriormente.


Todos os cheiros são intencionais? Ou há odores naturais?

Enquanto alguns são interncionais, outros mostram-se mais naturais, embora igualmente disparem emoções confortantes quando se está fora do Walt Disney World. Estes cheiros ajudam a reforçar memórias positivas quando os sentimos de novo ao retornarmos, aprofundando suas ligações emocionais com o destino Disney.

Conforme já disse, um dos odores que me trazem boas lembranças é o de água, madeira e conservante usado nos píers do Bay Lake e Seven Seas Lagoon, que imediatamente me recordam de quando o Walt Disney World Resort foi inaugurado. Em cada visita que estou hospedado em hotéis próximos ao Magic Kingdom, ao aguardar por um transporte de barco sou envolvido por este cheiro que me faz sentir bem e data de 40 anos atrás, em minha infância.

 

O senhor costuma fazer uma brincadeira, ao dizer que gostaria de ter estes aromas em garrafas ou borrifadores,  pois a Disney já vende aromatizadores de ambiente de outros para residências e carros. Realmente vê isso acontecendo no futuro?

Sim, pois eles já têm aromatizadores de pedaço de pernil (turkey leg), waffle,  maçã do amor e picolé do Mickey para colocar, por exemplo, em seu retrovisor. Então, não seria uma ideia tão louca, certo? Eu realmente acho que haveria um mercado para estes produtos, baseado no feedback que recebo e o que ouço dos frequentadores dos parques.


Alguma dica ou curiosidade que gostaria de dividir sobre os hábitos dos canadenses em viagens à Disney? Gostaria de enviar um recado para os brasileiros?

Canadenses são um pouco sortudos já que não estamos muito longe dos destinos da Disney. Os habitantes da costa oeste podem ir dirigindo ou em voos curtos para a Disneyland, na Califórnia, enquanto aqueles no centro do Canadá e no leste podem fazer o mesmo para ir ao Walt Disney World na Flórida. Então, se você é canadense e ama os parques da Disney, deveria considerar-se sortudo por ter estas opções por perto. Claro que o custo de uma viagem à Disney é outra questão, mas pelo menos não são locais tão distantes se você tiver se organizado financeiramente e esteja pronto para partir.

Eu visito o Walt Disney World com frequência e no verão sempre vejo os brasileiros se divertindo e aproveitando os parques da Disney! Então gostaria de estender um grande alô do Canadá e dizer que uma das melhores coisas que eu amo sobre viagens à Disney é como consigo conhecer outros viajantes de todo o mundo.




* As fotos utilizadas neste post são do arquivo pessoal de Mike Belobradic, com exceção das fotos da Seven Seas Lagoon (site de imprensa da Disney), "Fantasia" (Imdb.com), aromatizadores (Disney Store) e as imagens do Soarin´ e Bakery (site da Disney).

  
VERSÃO EM INGLÊS / ENGLISH VERSION:

Special interview – Mike Belobradic – The Unique Smells of Walt Disney World

Today we have a special post for you. Mike Belobradic is a leading Canadian Disney travel advisor and Disney travel author. He is the Founder and CEO of 1923 Main Street, a website that provides advice, news and information for the Disney vacations of Canadians, and author of the Disney travel blog Word on the Street. Mike has over 40 years of Disney travel experience and very interesting points of view. We invited him to tell us about a very intriguing aspect of Disney, which are the unique smells of Walt Disney World.

You wrote an interesting article about the smells of Walt Disney World, stating it is an important resource for the guests to always remember the good times they had in the parks and hotels. How important really is the use of smell at Disney? 

The dimension of smell is so inescapable at Walt Disney World (and other Disney destinations) that it becomes an important part of the overall experience and it definitely becomes ingrained in the long-lasting memories that you develop here. I find it very interesting how much it adds to the overall effect to have the sense of smell added to your sensory experience.

Is there a favorite smell you have in Disney World?

One of my personal favorites is the Christmas smell at Disney’s Grand Floridian Resort during the holidays. This aroma surrounds you with a warm feeling of the festive season and somehow brings back wonderful memories of family time during the holidays. Even just talking about it right now, I can "smell" that smell in my mind. The aroma is also piped right into the guestroom hallways of the resort (at least in Club Level it is) so that your experience is enhanced wherever you go.

Also, standing on any boat launch on Bay Lake or Seven Seas Lagoon immediately takes me back to my childhood at Walt Disney World solely due to the smell of the wood, water and preservative.

We, Brazilians, not usually stay at the moderate and luxury hotels. Since it´s not cheap for us to travel to the United States, we usually stay at the economic hotels. Because of that, I´m not sure that everyone knows that the lobbies also have these scents. It really happens, doesn´t it?
 

Oh, it definitely happens and it's very important to the overall experience. In fact, there was a bit of a revolt among longtime guests when Disney tweaked the scents at the Polynesian Resort a few years ago! Resorts have special smells designed specifically for them to further enhance and establish the overall experience for guests. They are related to the theme of the hotel in some way shape or form.

What are other special smells you would like to mention?

The theme parks also have many unique aromas of their own. One of the more famous examples is the fresh-baked chocolate chip cookie smell that is/was pumped onto portions of Main Street USA near the bakery (which is now a Starbucks). Believe it or not, some restrooms have intentional smells to them as well, along with retail store locations and other attractions.

If you have been on Soarin’ at Epcot or Mickey’s PhilharMagic at the Magic Kingdom, for example, then you know how great it is to have bursts of smell come your way during the performance.

The musty smell of Pirates of the Caribbean is another memory maker as is the smell of maple-flavored bacon at just about every breakfast buffet at Walt Disney World Resort.

How does Disney use smell to help make people have good memories and want to come back?

The history of smell at Disney goes way back to the 1940s. Always searching for ways to make the experience more immersive and all-encompassing for his guests, Walt Disney was the very first filmmaker to actually consider injecting smells into a movie theatre to provide a multi-dimensional experience for theatre-goers. It started with his 1940 film "Fantasia."  Also interesting is that Walt also created something called Fantasound for Fantasia–in collaboration with RCA–which was effectively the original version of surround sound.

While his idea of having smells in the theater to enhance the experience was a great concept, Walt faced operational challenges trying to manage the smells on a consistent basis because in 1940 movie theatres sure weren’t used to adding smells (intentional ones, at least) and he could not come up with a good process to clear the air of previous smells before the next one would be needed. Trying to do this in an environment that Walt did not control proved too difficult and costly and so the implementation never got off the ground. Still, the seed had been planted and the concept was solid. So when his project for Disneyland theme park came to be, the concept of a multi-dimensional experience incorporating scents into the mix suddenly made a lot of sense and could definitely be controlled in his very own magical kingdoms.

Are there only intentional smells? Or are some of them natural?

While some smells are intentional, others are more natural, but can equally trigger fond memories for you when you're at places outside of Walt Disney World. These help to reinforce positive memories when you smell them again on return visits too, furthering deepening your emotional ties to Disney destinations. One of these for me is the smell of the docks on Bay Lake and Seven Seas Lagoon. To this day the smell of water, wood and the preservative they use (it might be the creosote smell) immediately brings me back to Walt Disney World Resort when it first opened. On every visit to the Magic Kingdom resorts, waiting for a boat on the docks is accompanied with this feel-good smell that dates back over 40 years to my childhood.

You joke about the wish of having these smells in bottles, since Disney already sells themed air freshener or spritzer for your home of other aromas. Do you really see it happening in the future?
Yes, they already have turkey leg, waffle, candy apple and Mickey bar car fresheners to hang from your mirror, so it wouldn’t be too much of a stretch, right? I certainly think that there would be a market for those products, based on my own feedback and what I hear from other guests.

Any tips or curiosities you would like to share about the habits of Canadians going to Disney Parks? Would you like to send a message for the Brazilian people?

Canadians are a little lucky in that we are not too far from Disney destinations. Canadians on the west coast are within driving distance or a short flight to Disneyland in California, while those of us in central Canada and to the east are within driving distance or a short flight to Walt Disney World in Florida. So if you are a Canadian and you love Disney destinations, then you should consider yourself lucky to have a couple of options within pretty close range. Of course, the cost of a Disney vacation is another matter, but at least it's not too far once you have saved up and you are ready to go.

I visit Walt Disney World year round and in the summer I always see large groups of Brazilian visitors having fun and enjoying the Disney parks! So I would like to extend a big hello from Canada and say that one of the other great things that I love about a Disney vacation is how I get to meet other travelers from all around the globe.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter