31 outubro 2021

As origens da festa do Halloween na Irlanda e Ilhas Britânicas


A origem do Halloween, na Irlanda e nas Ilhas Britânicas, remonta há mais de 2 mil anos. Na noite de 31 de outubro, os celtas comemoravam uma de suas maiores festas, o Samhain. Ao mesmo tempo, o dia 31 de outubro era o último dia do ano velho. 

Por Heloisa Viana

O Halloween, ou Dia das Bruxas, não é uma invenção norte-americana como muita gente acredita. Devido a um grande número de filmes americanos e festas em cursos de inglês, o Halloween acabou caindo no gosto popular em outros países, mas qual é sua verdadeira origem?

A origem do Halloween é Celta e remonta há mais de 2 mil anos na Irlanda e algumas ilhas Britânicas. Na noite de 31 de outubro os celtas comemoravam uma de suas maiores festas, o Samhain (ainda celebrado pelo Wicca nos dias de hoje). Ao mesmo tempo, era o último dia do ano velho no calendário Celta. Os celtas acreditavam que, nesse dia, o mundo dos vivos se encontrava com o mundo dos mortos. Sacerdotes tentavam expulsar os demônios com uma grande fogueira. Para se proteger contra poderes malignos, usavam máscaras amedrontadoras.

No século VIII, o papa Gregório IV transferiu para o 1° de novembro o Dia de Todos os Santos, destinado a homenagear os mortos, a fim de cristianizar a festa Celta de Samhain. Apesar disso, o "All-Hallows- Eve" – ou "véspera do Dia de Todos os Santos" – continuou sendo celebrado durante séculos na Irlanda católica, e ainda o é.

Jack, da Lanterna

O símbolo mais destacado do Halloween na atualidade é a abóbora oca, talhada em forma de careta e iluminada de dentro. Ela remete à lenda irlandesa do ferreiro Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), um beberrão que ludibriou o Diabo duas vezes, escapando do Inferno através de uma artimanha. Contudo, como não acreditava em Deus, tampouco pôde entrar no Céu. Em vez disso, o diabo lhe entregou um pedaço de brasa que ele escondeu em um nabo. Desde então, o ferreiro erra pelo mundo como um fogo-fátuo sem descanso.

Imigrantes irlandeses trouxeram a festa do Halloween para os Estados Unidos no século 19. Lá, eles substituíram o nabo pela abóbora que, por ser maior, era mais apropriada.

Dessa forma, o culto aos fantasmas e à abóbora tornou-se notável nos EUA, que com sua forte influência de propaganda e costumes, divulgou o antigo evento para todo o globo.

Filmes que ajudaram a divulgar a festa

Se você ficou curioso para saber mais sobre o Halloween, temos uma lista de filmes sobre bruxas e espíritos para todos os gostos e públicos;

Halloween – A Noite do Terror (1978)

O Estranho Mundo de Jack (1993)

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Contos do Dia das Bruxas (2007)

Hocus Pocus (1993)

O Halloween do Hubbie (2020)

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019)

Gasparzinho (1995)

Goosebumps 2 – Halloween Assombrado (2018)

Pequeno Problema, Mega Confusão (2012)

Regresso do Mal (2015)

A Casa Monstro (2006)

Hell Fest (2018)

Terrifier (2016)

Hellions (2015)

O Cão que Salvou o Halloween (2011)

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter