17 março 2022

Saint Patrick’s Day – a celebração do espírito verde na Irlanda (e outros cantos do mundo)


Por Heloisa Viana

História

Essa festa tão irlandesa não nasceu originalmente em solo Celta. A origem da celebração, na verdade, nasceu nos Estados Unidos.

Isso mesmo, já que houve uma grande migração da comunidade ‘Irish’ para o país, e, dessa forma, a partir  do século XVIII,  muitos irlandeses passaram a celebrar anualmente seu padroeiro em cerimônias mais religiosas do que festivas. E foi assim por décadas, inclusive, que os primeiros desfiles datam ali por volta de 1760.

Sobre o feriado

O Dia de São Patrício (ou Lá Fhéile Pádraig, em Gaélico, ou Saint Patrick’s / Paddy’s Day, em inglês) é uma festa anual realizada desde 1997, comemorada em 17 de março (nos países anglofônicos), celebrando a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda.

No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração religiosa. Mas em 1903, tornou-se um feriado público. Na Inglaterra, foi introduzido através do Parlamento pelo irlandês James O'Mara.

Mais tarde, este introduziu a lei que proibia que os ‘pubs’ fechassem no dia 18 de março (data que mudou na década de 1970). A primeira manifestação ocorreu em Dublin, no ano de 1931, sendo criticada na época pelo ministro Fitzgerald.

Para que a celebração não fosse ofuscada pelos sacrifícios da quaresma (a Irlanda é um grande país católico praticante), a Igreja suspendeu essas restrições na data, fazendo com que ela se tornasse um momento para o povo irlandês comemorar com comida farta, músicas, festas e bebidas.

Mas a celebração como se conhece hoje ainda demoraria a tomar os moldes atuais de festividade. Os tradicionais ‘pubs’ não abriam nesse feriado e só foram participar ativamente da festa de São Patrício em 1970, muito estimulados pelas cervejarias locais.

Quem era St. Paddy

Pouco se sabe da vida de Patrício, apesar de ser notório seu nascimento na Inglaterra Romana no século V, numa rica família romano-bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas e levado para a Irlanda como escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste irlandesa, possivelmente no Condado de Mayo, mas o local exato é desconhecido.

De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar num navio e retornar à Bretanha.

Ao voltar à Bretanha, entrou para o mosteiro de  Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano.

Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar à Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses.

Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick (cidade na Irlanda do Norte). Com várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.

Conta-se que os Druidas não gostaram de sua atitude e tentaram prendê-lo várias vezes, mas ele sempre escapou. Depois de passar 30 anos sendo missionário na Irlanda, Down, e lá permaneceu até a sua morte.

A imagem de Patrick não é valorizada apenas pelos detalhes históricos. Seu grande triunfo está em conseguir retornar ao país depois do período de escravidão, com o objetivo de transmitir a mensagem de Deus.

Como o Dia de São Patrício é comemorado?

Quando o assunto é comemorar o St. Patrick’s Day, a festa varia conforme o país que a sedia. Na Irlanda, berço da comemoração, são realizadas paradas de bandas e apresentações de artistas variados, e música tradicional. Comidas e bebidas verdes também são vendidas e a população sai em peso para as ruas e ‘pubs’ do país. Uma enorme e divertida festividade!

A data é uma das mais importantes do ano e se espalhou pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. A comemoração se materializa em uma das mais tradicionais da região, e que atrai, anualmente, milhares de turistas dispostos a entrar no espírito verde.

Diversos países também celebram a data, especialmente aqueles que têm histórico de imigração irlandesa. As pessoas aproveitam o feriado para beber muita ‘green beer’ — ou cerveja verde, cor símbolo das comemorações.

Outros locais que também fazem festividades são os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Argentina e Brasil. Em Boston, EUA, os americanos promovem um dos maiores desfiles de St. Patrick’s Day do mundo, reunindo milhares de pessoas ao longo da festa.

Quais são os símbolos da celebração?

Entre os principais símbolos do St. Paddy’s Day, estão:

Shamrock (Trevo)

Acredita-se que St. Patrick usava o trevo como símbolo para representar a santíssima trindade e pregá-la aos pagãos celtas. A planta também era considerada sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera.

Durante o século XVI, enquanto os ingleses confiscavam terras irlandesas e desenvolviam leis contra o idioma e a prática do Catolicismo, o trevo tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente.

Leprechaun (Duende)

Provavelmente, essa representação veio do folclore Celta, que era cheio de fadas, duendes e mulheres que podiam usar seus poderes para o bem ou para o mal. Nesse caso, Leprechauns eram almas excêntricas que consertavam os sapatos das fadas.

Esse símbolo começou a ser usado depois que a Walt Disney Pictures lançou um filme, em 1959, com um duende alegre e simpático, chamado Darby O'Gill & the Little People (A Lenda dos Anões Mágicos).

Celtic Cross (Cruz Celta)

Com o objetivo de completar a sua missão e converter celtas irlandeses em cristãos, acredita-se que São Patrício tenha unido a cruz cristã com a cruz solar (forte símbolo irlandês). Assim, ele criou a Cruz Celta, que foi incorporada como um dos principais símbolos da festa.

Corned Beef Boiled

Esse prato de carne com repolho é considerado o prato oficial de St. Patrick’s Day, preparado para combinar com os litros de cerveja que são consumidos.

Cerveja Verde

Litros de cerveja misturado a um corante comestível são vendidas pelas ruas da cidade. O irlandês por essência já é normalmente alegre e amante da boa cerveja, mas no dia de St. Paddy’s o país é pura festividade.

Bandeira

O país passou por graves conflitos religiosos ao longo de sua história. O verde simboliza o cristianismo, o laranja os protestantes e o branco a paz entre as duas religiões.

Comemoração ao redor do mundo

St. Patrick’s Day é comemorado pela comunidade irlandesa e seus simpatizantes na Irlanda e por todo o mundo. É um dia de muita música, comida e cerveja verde.
 
St. Patrick’s Day nos Estados Unidos

Você sabia que o maior desfile de St. Patrick’s Day do mundo é em Nova Iorque? E essa festa tão grande tem um motivo histórico. De 1845 a 1849, a Irlanda passou por um período muito sério de fome. Era uma época pré-globalização, onde a circulação de mercadorias e alimentos entre os países não era algo comum.

Por isso, a população do país dependia muito dos nutrientes retirados do cultivo das batatas. Porém, em 1845, uma doença se espalhou pelas plantações de batata, contaminando os alimentos.  Isso teve consequências desastrosas para o país, causando mais de 1 milhão de mortes e levando mais 1 milhão de irlandeses a imigrarem.

Boa parte dessas pessoas foi para o nordeste dos Estados Unidos, para cidades como Nova Iorque e Boston. Assim, por conta da enorme comunidade irlandesa que existe por lá, a ‘Big Apple’ passou a comemorar o St. Patrick’s Day em grande estilo, com cervejas verdes nos bares e desfiles. A data não é um feriado nacional como na Irlanda, mas é possível curtir e muito no Dia de São Patrício.
 
St. Patrick’s Day na Inglaterra

A Inglaterra é outro país onde a presença de irlandeses é muito forte. Por lá, o St. Patrick’s Day é comemorado com festa no fim de semana próximo à data original.

Na verdade, os imigrantes irlandeses comemoram o dia desde o século XIX e o fazem com desfiles e festas em diversas cidades desde a Segunda Guerra Mundial. Durante as décadas de 70 a 90, conflitos militares entre a Irlanda e a Inglaterra fizeram com que a celebração fosse feita apenas no âmbito familiar.

Porém, ao final dos anos 90, terminado o conflito, o público voltou a festejar o St. Patrick’s Day nas ruas. Em Londres, há 18 anos acontece a tradicional St. Patrick’s Day Parade em março, saindo de Green Park, na Piccadilly, e caminhando até a Trafalgar Square. A parada conta com bandas, grupos de dança e apresentações variadas celebrando o melhor da cultura irlandesa. Chegando na Trafalgar Square, o desfile se junta ao festival de St. Patrick’s realizado na praça, com brincadeiras, comidas típicas, cerveja verde e diversas atrações. Outras paradas menores e temáticas também acontecem em várias cidades do país.

Apesar da adesão à comemoração, esse evento não é um feriado nacional na Inglaterra, nem na Escócia e no País de Gales, que também fazem parte do Reino Unido.
 
St. Patrick’s Day na Austrália

O St. Paddy’s Day australiano é celebrado em todo lugar: nas ruas, nos estabelecimentos e até nas empresas. Algumas companhias organizam cafés da manhã ou almoços com culinária típica nesta data.
 
Já os ‘pubs’, que não podiam faltar, chamam bandas irlandesas para tocar músicas típicas em festas temáticas regadas a cerveja verde e, claro, muita alegria. Além disso, em grandes cidades do país, como Sydney e Brisbane, desfiles comemorativos são realizados. Esses desfiles contam com pessoas em trajes típicos irlandeses, muito verde (nas roupas, nos adereços, nas bebidas) e bandeiras da Irlanda.

Figuras folclóricas como Leprechauns também são representados nas fantasias dos participantes.

St. Patrick’s Day em Dublin, Irlanda

Agora, a cereja do bolo das comemorações da data.
 
O Dia de São Patrício é o feriado mais importante do país e é celebrado por praticamente todos os irlandeses. Na capital Dublin, as ruas ficam lotadas (muito lotadas) e o Rio Liffey que corta a cidade em alguns anos é colorizado verde (com corantes não tóxicos à natureza). No dia 17 de março, as ruas e avenidas de Dublin são tomadas por desfiles, músicas, fantasias e chapéus verdes e dourados.
 
Os bares da cidade também ficam lotados e a cerveja verde acaba em poucos minutos (mesmo, é um frenesi). Por lá, até as lojas são decoradas no mês de março, e no dia as casas também para o Dia de São Patrício, e como já citado acima, a carne com repolho não pode faltar na hora do jantar.

St. Patrick’s Day no Rio de Janeiro (Brasil)

Carioca, já festeiro por natureza, não ficaria fora da comemoração que no Brasil desde que ‘pubs’ irlandeses foram abertos. Na Cidade Maravilhosa diversos eventos privados são realizados em bares no dia de São Patrício.
 
Mas, você sabia que alguns monumentos da capital carioca já foram iluminados em homenagem ao evento? O Cristo Redentor e até o Maracanã já receberam iluminação verde especial para este dia. O espírito verde realmente é contagiante aonde vai!

St. Patrick’s Day em São Paulo (Brasil)

A capital paulista não fica de fora no Dia de São Patrício, pois além de ser a maior metrópole brasileira também é responsável pelo maior intercâmbio Brasil-Irlanda. Muitos paulistanos têm o costume de viajar e trabalhar em terras irlandesas.
 
Por ser repleta de bares, pubs e cervejarias, São Paulo embarca na comemoração de St. Paddy’s Day com muita animação, e oferece várias opções divertidas para quem quiser celebrar o dia, como músicas típicas, decoração exclusiva e, claro, drinques verdes.

St. Patrick’s Day em Belo Horizonte (Brasil)

A grande Belo Horizonte conta com uma programação completa para o dia 17 de março, que envolve desde pratos típicos nos bares da cidade até pequenos desfiles pelas principais avenidas. Os mineiros também têm o costume de usar trajes típicos na data como forma de descontração, entre eles o famoso chapéu verde e uma barba falsa.

Seis curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Como já foi citado no começo da matéria, a origem da celebração não nasceu na Irlanda e sim nos Estados Unidos! Saiba outras curiosidades:

Por que usar verde no St. Patrick’s Day?

Existem diversos motivos para que o verde seja a cor dominante do St. Patrick’s Day.

O primeiro deles é que a Irlanda tem o apelido de Ilha Esmeralda. Ela é conhecida assim porque as condições climáticas do local fazem com que o país tenha uma mata verde constante ao longo de todo o ano.

O segundo motivo é o uso da cor verde em um momento emblemático da história do país. Estamos falando da Rebelião Irlandesa de 1798, quando os católicos e protestantes no país resolveram se revoltar contra o controle da Inglaterra, que era anglicana. Para chamar a atenção para esse conflito, o exército rebelde vestiu o verde em 17 de março, o que ajudou a reforçar essa imagem como a cor símbolo do país.

Como a festa de St. Patrick’s Day é uma celebração de um santo padroeiro do país e de vários aspectos da cultura irlandesa, o verde é usado nessa festa em roupas, comidas, bebidas, decoração e tudo o mais.
 
O que é o chopp verde?

No St. Patrick’s Day, até a cerveja bebida é da cor verde. Hoje, o chopp é feito com corante alimentício dessa cor, é misturado à cerveja tradicional. Porém, conta a lenda que isso nem sempre foi assim.

Acredita-se que, em 1910, a cerveja verde tenha sido criada em Nova Iorque como homenagem ao St. Patrick’s Day. Seu autor seria um médico que teria colocado acetaldeído para dar o tom à bebida.
Com essa química presente, o sabor teria sido alterado e a bebida faria mal ao estômago, porque o acetaldeído interferiria no processo de fermentação. Sorte que hoje em dia é possível desfrutar dessa iguaria com o sabor original.
 
É possível beber na rua no St. Patrick’s Day?

Quando o assunto é bebida (principalmente cerveja), o que vem à sua cabeça quando pensa na Irlanda? Muito chopp e pubs, é claro! Você sabia que não é permitido beber nas ruas nesse país, sendo sujeito inclusive à multa?

Pois é verdade! Mas há uma exceção a essa regra durante a festa de St. Patrick’s Day. Nesse feriado, celebrar com muita cerveja pelas ruas é uma atitude comum e liberada, sem pagamento de multa.

Cobras na Irlanda?

Apesar de se dizer que São Patrício teria eliminado as cobras da Irlanda, a verdade é que esse país não tem nenhuma espécie de serpente e nem nunca teve.

Cientificamente, é possível saber que esse tipo de animal nunca existiu na ilha.

Por isso, sabemos que as serpentes que São Patrício teria eliminado eram metafóricas, ou seja, elas representavam a religião celta que ele tanto combateu.
 
Turistas são muito bem-vindos na comemoração

Você não precisa ser parte de uma comunidade irlandesa pelo mundo para comemorar o St. Paddy’s Day em grande estilo. É só vestir o verde, entrar no espírito animado, agarrar sua cerveja e ir para a parada!
 
Ficou curioso? Então aproveite que o dia 17 de março está próximo e não deixe de pesquisar um bar mais que promova o evento, vestir o verde e celebrar a cultura do simpático e adorável povo irlandês! E se puder, visite a Irlanda, é um país lindo, cheio de cultura ancestral e pessoas acolhedoras.

Slanté! (“saúde” em Gaélico)


* Heloisa Viana é jornalista, cineasta, professora de inglês, escritora, carioca de nascimento e irlandesa de coração. Habitou terras celtas no ano de 2017 e tem muita vontade de retornar. Seu coração é verde!

 



Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter