29 janeiro 2018

A Irlanda "superverde" do parque St. Stephen’s Green


A colaboradora Heloisa Viana, em uma temporada vivendo na Irlanda, volta a escrever para o blog e apresenta hoje um ponto turístico bucólico e bastante frequentado pelos locais.

Por Heloisa Viana.

Situado no coração da cidade de Dublin, o parque St. Stephens Green é a opção de lazer de pais e filhos que não querem ir muito longe para passarem um tempo bom e tranquilo juntos, e com acesso gratuito.

No final da Rua Graphton, um dos centros comerciais mais movimentados de Dublin 2 - a capital irlandesa é dividida em vizinhanças por números, sendo 1 e 2 centro da cidade - o parque é um oásis no meio de predinhos de tijolo. St Stephen's Green é um dos patrimônios públicos mais antigos de Dublin. Seu tamanho é de aproximadamente 550 por 450 metros quadrados. No local, há lagos com patos e cisnes, gazebo, pontes, fontes, plantinhas mil e um parquinho que a criançada adora.


No verão, fica superlotado, com pessoas fazendo piquenique nos gramados, mas a melhor época de ir é no outono, porque a queda das folhas é um espetáculo à parte de cores.


Até 1663 a área onde hoje se situa o parque ficava fora da cidade e era um local de pastagens, mas o governo municipal decidiu fechar o parque e vender as terras que rodeavam seu perímetro. O parque ficou rodeado com um muro em 1664 e rapidamente começou a ser construída uma grande quantidade de edifícios de estilo georgiano à sua volta. Isso fez com que, em finais do século XVIII, o lugar fosse residência da alta sociedade de Dublin.



Atualmente a maioria dos edifícios perto de St Stephen´s Green é uma réplica dos que antes existiam, já que poucos dos originais sobreviveram. Em 1814, o controle do parque passou a uma comissão representativa dos residentes da zona. Esse grupo tomou a decisão de substituir o muro que rodeava o perímetro por uma rede e restringir o acesso ao interior, de forma que apenas os residentes na zona podiam visitar o interior do parque.


O acesso livre só foi retomado em 1877 por ordem do Parlamento, sob iniciativa de Arthur Guinness - da famosa cervejaria - fazendo com que fosse reaberto para todos os habitantes de Dublin. O próprio Guinness pagou em 1880 o redesenho do parque, que desde então se mantém sem grandes alterações. Em agradecimento, no interior do espaço, há uma estátua em sua homenagem.

Horários de funcionamento:

Segundas-feiras a sábados, de 7h30n até o anoitecer.
Domingos, de 9h30 até o anoitecer.

Os horários são de acordo com a época do ano. Vale consultar no site oficial do parque.

* Heloisa Viana é jornalista e cineasta. Trabalhou para produtoras de cinema e já colaborou com o site Adoro Cinema. Aos 4 anos de idade, era membro e entusiasta do Clube do Mickey, do qual tinha crachá e chapéu com orelhas.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter