10 junho 2018

"Han Solo - Uma História Star Wars": diversão sem compromisso


* Por Heloisa Viana

Muita gente falou mal de `Han Solo`, mais uma história do universo Star Wars, agora sobre as origens do mercenário mais charmoso do cinema e seu fiel escudeiro peludo Chewbacca. Sinceramente, gostei muito!

A produção conturbada de `Han Solo` pode ter sido um dos fatores. Mudaram diretores, atores, visão de personagens. Por exemplo, o novo diretor contratado, Ron Howard (que substituiu Chris Miller e Phil Lord), refilmou cerca de 80% - muito! - da película e nessas mudanças algumas partes da história do filme foram bastante modificadas. 

Como o vilão Dryden Vos, interpretado por Paul Bettany. O líder da Aurora Escarlate originalmente teria um visual em computação gráfica (CGI) e seria interpretado por Michael K. Williams. No entanto, devido a problemas de agenda, Williams não pôde comparecer as refilmagens e a produção do longa optou por substituir ator e personagem, ganhando um aspecto mais humano.

Além da facilidade, Howard queria a mudança imaginando Vos como um rival que abalaria a relação de Han Solo (Alden Ehrenreich) com Qi’ra (Emilia Clarke) – como uma ameaça romântica ao mercenário.

Com mudanças ou não, o filme tem muitas doses de aventura e adrenalina dignas, sim, de uma saga Star Wars. Narra a historia de Han, órfão criado nas ruas de um planeta decadente que tenta escapar de com sua namorada, mas esta acaba presa e ele se alista nas tropas do Império para ser piloto e poder retornar por ela. O sobrenome Solo acaba vindo da ausência de um nome de família.

Alguns anos depois, já expulso da academia de pilotos por indisciplina, Han conhece Chewbacca (Joonas Suotamo, que entra no lugar de Peter Mayhew, já velhinho e cansado para tanta ação) em meio a um confronto e faz amizade com o contrabandista Beckett (Woody Harrelson) para tentar voltar para Qi`ra. 

O que não esperava era encontrá-la mais rápido do que esperava, fortalecida e misteriosa, trabalhando para os vilões. Aliás, a personagem não chega a ser vilã, seria mais uma anti-heroína, uma sobrevivente que não escolhe lados e tenta jogar no time que está ganhando (o final da película explica muito).

Meu personagem favorito neste longa foi Lando Calrissian (Donald Glover), que lembra bastante o personagem de Billy Dee Williams com todo seu "quê" de malandragem e estilo. Um ladrão vaidoso e habilidoso jogador, personagem bastante interessante que deveria ser melhor explorado.

No mais, `Han Solo - Uma Historia Star Wars` é um entretenimento bom se for tratado como diversão. Sente, coma uma pipoca e divirta-se, não se preocupando em compará-lo com nenhum outro episódio.

DeadPool 2 - Um filme engraçado mas sem o frescor do primeiro longa

Antes da estreia de DeadPool 2 nos cinemas, houve um furor devido à censura de 18 anos. Dizia-se que era muito violento. Violento ele é, como muitos filmes de ação que contém mortes. Nada que uma censura mais baixa não resolvesse, como posteriormente foi feito e baixaram para 16 anos. 

Na sequência de DeadPool 2, Wade (Ryan Reynolds), um mercenário fanfarrão, se vê às voltas com uma vida pessoal em frangalhos e a tentativa de salvar o adolescente mutante e problema Russel (Julian Dennison) das garras de um soldado do futuro chamado Cable (Josh Brolin).

Wade tenta entrar para os X-Men, mas como não passa da fase estagiário, cria sua própria força tarefa, a X-Force, que acaba não sendo bem sucedida e acaba contando apenas com a sortuda e combatente Domino (Zazie Beets).

Mas Cable se mostra mais um anti-herói do que um vilão, e em um momento ele e nosso herói histriônico terão que juntar forcas para vencer um mal maior. E nesse meio tempo, até Colossus (Stefan Kapicic) e Negassonic (Brianna Hildebrand) entraram na batalha contra o temido Fanático.

Muitos não ira gostar do destino da namorada brasileira de Wade, Vanessa (Morena Baccarin). Mas com certeza irão rir com as tiradas do protagonista, e com a participação rápida de Terry Crews e Brad Pitt.

* Heloisa Viana é jornalista e cineasta. Trabalhou para produtoras de cinema e já colaborou com o site Adoro Cinema. Aos 4 anos de idade, era membro e entusiasta do Clube do Mickey, do qual tinha crachá e chapéu com orelhas.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter