21 outubro 2015

#DiadoPodcast: dicas de podcasts sobre Disney, Pixar, etc

Hoje é o Dia do Podcast, data escolhida porque em 21 de outubro de 2004 saiu o primeiro episódio dessa mídia no Brasil, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros. Uma página na internet foi criada especialmente para comemorar o feito e divulgar a hashtag #DiadoPodcast.

Conforme explicado no site, assim como a TV, o rádio e o jornal, o podcast é uma mídia de transmissão de informações, geralmente em formato de áudio. Vem conquistando grande espaço, especialmente com relação à produção de informação.


Somos grande entusiastas dessa mídia. Além de ouvirmos diversos programas, ainda contribuímos para o Crazy Metal Mind e somos assinantes do Café Brasil por meio da plataforma de crowdfunding Padrim. Essas contribuições são espontâneas. Você não precisa pagar nada para ouvir podcasts. Mas, ao ajudar, tem algumas recompensas e faz com que o formato se fortaleça no Brasil.

O Carlos já participou de três episódios do Crazy Metal Mind por ser contribuinte do Padrim e de um programa do Passaporte Orlando, como convidado, para falar de viagens com crianças.

Também estamos preparando nossa entrada no mundo dos podcasts com nosso próprio programa. Enquanto isso não acontece, separamos alguns exemplos de episódios que tratam do tema Disney, parques temáticos, Pixar etc.

Se você quer aprender mais sobre essa mídia, veja a imagem abaixo sobre as maneiras de se ouvir podcast. Recomendamos para quem ainda não tem familiaridade com o Itunes ou com o formato que utilize a opção terceira opção apresentada.



Agora assista ao vídeo "Afinal, o que é podcast?" para ficar ainda mais craque no assunto. Temos certeza de que você não vai se arrepender.

Pronto, agora vamos às sugestões de programas para você ouvir?


O Nerdcast, comandado por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, é o maior entre os podcasts do Brasil. Seus números de download são impressionantes, coisa de milhões. O site onde está hospedado, o Jovem Nerd, é uma empresa de produção de conteúdo que atua em várias esferas, desde canais no Youtube até a Nerdstore, loja online com diversos produtos ligados à cultura pop. Este programa conta a biografia de Walt Disney e traz o humor e qualidade já característicos da dupla.


Passaporte Orlando: Conheça o Magic Kingdom

O Passaporte Orlando é um podcast totalmente dedicado ao tema dos parques temáticos, envolvendo Disney, Universal etc. Quinzenalmente, o casal Felipe Trindade e Juliane Serra disponibiliza programas sobre temas como atrações dos parques, eventos como o Star Wars Weekend, dicas de mobilidade em Orlando e de viagens com crianças (episódio do qual participamos!), entre outros.



Jurassicast: Viagem à Disney - Ih, vai ter!

Os amigos Brunão e Calavera comandam este site especializado em filmes e nostalgia com muito humor. O podcast com a viagem de ambos a Orlando, com destaque para o Halloween Horror Nights, garante boas risadas e informações. Os dois costumam aparecer como convidados no Passaporte Orlando.



RapaduraCast 391: 20 anos da maior animação da Disney: O Rei Leão

O RapaduraCast é o principal podcast sobre cinema e um dos maiores do Brasil. Vale muito ouvir o episódio sobre o Rei Leão, filme muito querido por seu âncora Jurandir Filho e analisado de modo minucioso por outros cinéfilos como PH Santos (ele mesmo produtor do Iradex) e Thiago Siqueira.



Iradex Podcast 63: Rush / Divertida Mente

A produção da Pixar que trata dos sentimentos e encantou muita gente é analisada por PH Santos e convidados. É uma abordagem sensível do filme, comandada com maestria por PH, um dos mais cultos e articulados podcasters brasileiros. (O programa fala também do filme Rush, sobre a disputa entre os corredores de fórmula 1 James Hunt e Niki Lauda).




Cinecast Cult 53: Wall-e

Também cinéfilos, Bruno Gunter (âncora do excelente Podtrash, sobre filmes de baixo orçamento), Bruno Costa e Harald Stricker juntam-se a Lully Clasen (do site Lully de Verdade) para mostrar sua admiração por Wall-e. Considerada a melhor produção da Pixar por muita gente, o filme do robôzinho ganha uma ótima análise neste episódio.


Se tiver interesse, ouça também podcasts de outros assuntos, como os já citados episódios do Crazy Metal Mind com participação do Carlos, o Rádiofobia (do mestre Leo Lopes, editor do Nerdcast), o Troca o Disco (também sobre música), o Cabulosocast (sobre literatura), GV Cast (empreendedorismo) e o Bacanudo (cultura pop). Já citamos lá em cima por causa do Padrim, mas vale repetir a dica do Café Brasil, um dos mais bem produzidos podcasts, que fala sobre assuntos de política, filosofia e empreendorismo, entre outros, sempre com foco no desenvolvimento do país.

Você já tem um monte de opções para curtir a mídia podcast! Quando começar, não vai mais conseguir abandonar esse hábito!
 
O Dia do Podcast é uma iniciativa nacional para promover o podcast brasileiro por meio das redes sociais. No dia 21 de Outubro use #DiadoPodcast.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter