29 novembro 2015

Encontro de fãs de Star Wars na Jedicon Rio de Janeiro

Como fãs de Star Wars que somos, foi um prazer participar pela primeira vez da Jedicon Rio de Janeiro, a convenção de nerds e aficionados pela saga criada por George Lucas, já em sua 11ª edição. Ano passado não foi possível a realização do evento por falta de verba, mas dessa vez houve uma campanha de crowdfunding pelo site Benfeitoria, que arrecadou o bastante para dois dias de programação intensa ontem e hoje (29), de 10h às 19h.




Esta é a segunda vez que o evento acontece no Planetário, local ideal e simbólico para os fãs de ficção científica. Apresentado pelo humorista Fernando Caruso e pela radialista Mariana Mel, o evento traz debates, exposições, entrega do 7º Prêmio Argos de literatura fantástica, encontro com o escritor norte-americano Thimoty Zahn, lançamento do Almanaque Jedi, oficinas para a criançada e muitas palestras. A programação marca os 18 anos do Conselho Jedi RJ, grupo de fãs e admiradores de Star Wars com mais de mil associados de carteirinha e que mantém um grupo no Facebook.

A abertura oficial aconteceu com a exibição de um vídeo satirizando uma reunião de executivos da Disney com o diretor J.J. Abrahams (no novo filme a ser lançado em 17/12 "O Despertar da Força") e o diretor George Lucas. Após o vídeo Fernando Caruso e Mariana Mel, iniciaram também de forma bem humorada o evento, quando chamaram ao palco também os coordenadores do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, Brian Moura e Henrique Granado. 



 E nós aproveitamos para tirar fotos e marcar nossa presença na abertura da Jedicon!








Um dos pontos altos do primeiro dia de Jedicon foi a apresentação de Naelton Araújo, astrônomo da Fundação Planetário, que apresentou um filme didático  fez palestra na Cúpula Galileu Galilei sobre Naves Espaciais da Ficção Científica. A exibição mostrou como o cinema e a TV retrataram espaçonaves desde Flash Gordon até Star Wars. Usando uma avançada tecnologia de projeção digital, foi possível ver algumas das mais notáveis naves espaciais da ficção em plena ação na cúpula Galileu Galilei.

Planetário estava todo enfeitado e imbuído da Força durante o primeiro dia de realização. Até as placas de
sinalização tinham imagens do universo de Star Wars.





Havia também exposição de fotos dos filmes.




E alguns espaços para as crianças brincarem, como o videogame de dança.


 E o espaço especial infantil com oficinas de naves espaciais, sabres de luz e outras atividades. No único momento em que fomos ao espaço não estavam acontecendo estas atividades mais interessantes, porém consta a programação, com diversos horários (ver ao final).

 






Os fãs capricharam no modelito!








E alguns personagens ficavam disponíveis para fotos (pessoalmente ou bonecos).





 

Depois de visitarmos a Jedicon fomos almoçar no Shopping da Gávea, ali perto e demos a maior sorte de encontrarmos os escritores André Gordirro e Thimothy Zahn, atração internacional do evento e o autor mais famoso do momento quando o assunto é Star Wars, responsáveis por livros do chamado Universo Expandido de Star Wars. Zahn tem programação também na Jedicon, com palestras e momento para autógrafos.

Fechamos assim com chave de ouro nossa participação neste incrível encontro de fãs de Star Wars!

  
Problemas de organização

A entrada ontem foi um pouco tumultuada. Estava previsto que às 9h30 já era possível retirar os ingressos comprados pelo site da Benfeitoria, modalidade que escolhemos para participar da Jedicon. No entanto, só às 10h a entrada ao guichê de troca foi liberada, sendo que a fila já estava grande. Para piorar, quem contribuiu no site Benfeitoria com opções que davam direito a vários brindes, se decepionou. Segundo a organizadora do evento, a Imagem Cultural, por um problema com fornecedores, os kits não puderam ser montados a tempo.

A decisão de liberar pelo menos a pulseira que dava direito a entrar no evento foi  boa, o que impediu que os fãs ficassem frustrados por entrarem tarde no evento. No entanto, depois de enfrentar esta fila, duas novas filas se formaram na entrada do Planetário, já que a permissão para entrar no local atrasou quase uma hora. Mesmo a fila com crianças estava grande e parada, com os pequenos no sol, já desanimando... Aos poucos, foram liberando as crianças para entrar, pelo menos na área externa, onde ficava o espaço para elas.

Outros problemas de organização foram verificados, como a ausência de exposições que estavam previstas, como a de quadrinhos da Turma da Mônica e de action figures. Depois de tentarmos nos informar com diversas pessoas ligadas à organização, finalmente uma delas concluiu que os itens provavelmente ainda não tinham chegado, o que teria impedido a montagem das exposições. Outra bola fora da organização, já que só tínhamos a manhã de sábado para visitar a Jedicon e saímos de lá ser vermos estas atrações.

Espera-se que hoje estes problemas estejam sanados, para o bem dos fãs.

Serviço:

11ª Jedicon Rio 2015 – Convenção nacional de fãs de Star Wars
Dias 28 e 29 de novembro, das 10h às 19h.
Planetário – Rua Vice-governador Rubens Berardo, 100, Gávea, zona sul carioca.
Valores dos ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira). Crianças até 6 anos não pagam e de 7 a 12 pagam meia entrada. Quem levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal) paga meia entrada.
 
A produção e organização ficam por conta da Imagem Cultural, com realização e curadoria do Conselho Jedi do Rio de Janeiro.


Programação do domingo:


DIA 29/11 (domingo)

CÚPULA CARL SAGAN

11h/11h30 - ABERTURA: Apresentação Fernando Caruso e Mariana Mel + Conselhos Jedi

11h30/12h30 – SHOW Humor Wars

12h30/13h30 – 7º PRÊMIO ARGOS para os melhores autores nas categorias conto, antologia e romance. E Especial para Jorge Luiz Calife pelo conjunto da obra

13h30/14h30 – SHOW Jedi Mentalista Leonardo Martins: truques, hipnose e sugestões usando a Força

14h30/15h30 – PALESTRA: André Gordirro, autor de Os Portões do Inferno, crítico de cinema e tradutor de livros

15h30/16h30 – LANÇAMENTO do Almanaque Jedi – Editora Leya. Com autógrafos dos autores Brian Moura e Henrique Granado, ambos do CJRJ. + Solano

16h30/17h30 – TIMOTHY ZAHN

17h30/18h – Entrega das MEDALHAS DE BRAVURA

18h/19h – CONCURSO Cosplay + SHOW Stormtroopers do Sucesso (trilhas sonoras em releituras rock’n roll)



CÚPULA GALILEU GALILEI

10h30/13h – CINEMA: Jedi Carioca – A Trajetória do Conselho Jedi RJ, documentário de Helvécio Parente sobre 18 anos do CJRJ

13h/14h – Mistérios Científicos do Universo

14h/19h – CASAMENTO JEDI – cerimônia temática dos noivos, decoração e até o bolo.


AUDITÓRIO SÉRGIO MENGE

10h/19h – Editora Aleph/ Editora Leya/ Livraria Cultura

11h30/13h30 – AUTÓGRAFOS do autor TIMOTHY ZAHN

13h30/17h30 – AUTÓGRAFOS de autores de Ficção e Fantasia nacionais

18h/19h – AUTÓGRAFOS do autor TIMOTHY ZAHN



CINEMA CONTÍNUO

13h30/14h – Meet&Greet Fernando Caruso e convidados

14h30/15h – Meet&Greet Timothy Zahn

15h30/16h – Meet&Greet Afonso Solano



ATRAÇÕES EXTERNAS

10h/19h- VIDEOGAMES (3º andar)

Senhores dos Jogos/Boardgames (3º andar)

Exposição Star Wars na Turma da Mônica

Exposição Pet Wars

Exposição Fotos Rio de Jedi – Fabio Seixo (O Globo)

Exposição Esculturas de Papel

Exposição Dioramas e Action Figures

Fotos com R2D2 e Mestre Yoda

Book Truck Editora Leya



SALA DE AULA (3º andar)

10h/19h – Sala Cosplay



ATIVIDADES INFANTIS

ESPAÇO PADAWAN (Parquinho novo, área externa) – De 0 a 10 anos

OBS: Distribuição de senhas para todas as atividades. Sujeito à lotação. O responsável legal deve permanecer na área acompanhando o seu Padawan.

9:30h, 10:30h e 11:30h – OFICINA DE NAVES ESPACIAIS (A partir de 5 anos): Confecção de naves espaciais inspiradas no universo ficcional de Star Wars. 15 crianças em cada uma delas, acompanhadas pelos pais.

11h – DESFILE COSPLAY BEBÊ E MAMÃE, o som da Marcha Imperial (de 6 meses a 3 anos).  Limite de 20 duplas

BRINCADEIRAS INFANTIS ADAPTADAS À TEMÁTICA STAR WARS: Amarelinha, Vai-vem, Telefone sem fio etc (A partir de 5 anos)

9:30h, 10:30h e 11:30h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS JEDI - Parceria: Conselho Jedi e Editora Aleph (A partir de 3 anos). Limite de 25 crianças em cada horário, acompanhadas pelos pais.

13h – MAQUIAGEM COSPLAY (A partir de 5 anos) – atração opcional, com valor pago à parte

13h- ARENA JEDI – Ensinamentos de como se tornar um Cavaleiro Jedi (A partir de 6 anos)

13h30, 15h30 e 17h30 – QUIZ STAR WARS – Jogo de perguntas e respostas sobre o Universo Star Wars que será realizado em equipes compostas por 5 Padawans (A partir de 8 anos). Limite de 30 crianças em cada horário, acompanhadas pelos pais.

13h30, 15h30 e 16h30 - OFICINA DE SABRE DE LUZ: Para ser um Jedi, todo Cavaleiro precisa saber produzir o seu sabre de luz. (A partir de 6 anos. Limite de 20 crianças por horário acompanhadas pelos pais)

15h – DESFILE COSPLAY. Brindes para os mais bem caracterizados. (A partir de 8 anos)

16h30 – FESTA JEDI. Cada Padawan devidamente caracterizado é convidado para uma festa intergaláctica, onde dançar, conhecer seres de outros planetas e se divertir é obrigatório. (A partir de 7 anos)


Planejando suas férias? 

Reserve sua viagem com a gente e pague TUDO em até 10 vezes sem juros. Acesse o formulário de contato do blog ou envie e-mail a paraadisney@gmail.com.


Se preferir, faça suas reservas pelo Booking.com clicando no link abaixo! Nós receberemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso, e estará ajudando a manter o blog!


Pensando em alugar um carro? Reserve pela Rentalcars clicando no link abaixo. A Rentalcars pesquisa os melhores preços nas melhores operadoras. Alugando por aqui nós recebemos uma comissão mas você não paga nada a mais por isso e estará ajudando a manter o blog.



Compre seus ingressos para as atrações e parques com a gente! Você paga parcelado em reais e já sai do Brasil com os ingressos em mãos, evitando assim as filas das bilheterias. Solicite uma cotação!

Para entender os diferentes tipos de ingressos para os parques de Orlando, veja este post


Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter