19 setembro 2017

Cliffs Of Moher: cenário para "Harry Potter" e diversão no Oeste da Irlanda

A colaboradora Heloisa Viana, em uma temporada vivendo na Irlanda, volta a escrever para o blog e apresenta hoje um dos pontos turísticos mais famosos do país.

Por Heloisa Viana.

Failte! É como dizem "bem-vindo" aqui na verde Irlanda. E é com prazer que volto a escrever para o site. A Irlanda é um país incrível de gente muito alegre e amistosa. Toda semana vou contar um pouco da minha experiencia aqui e a gama de opcões para o visitante.

Para comecar, não podia deixar de falar do cartão-postal do país, cenário de muitos filmes como “Casa Comigo?”, “A Princesa Prometida” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”: os Cliffs of Moher. 


São belas falésias localizada no lado oeste da Ilha, no Condado de Clare, ao ladinho do famoso Condado de Galway (da música “Galway Girl”, de Ed Sheeran). Veja neste link a cena de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" em que a paisagem aparece (aos 1:20).

Os Cliffs se estendem por 8 km ao logo da costa do Atlântico e atingem 214 metros de altura no seu ponto mais alto, bem no meio, onde tem a Torre de O`Brien. Essa torre foi construída em 1835 por Cornelius O`Brien, descendente direto do grande rei irlandês Brian Boru. 


O objetivo da construção foi observação, posto que os Cliffs servem de viveiro para milhares de pássaros (é uma importante área de proteção ambiental) e, reza a lenda, para que para também impressionar as mocinhas da época vitoriana. 


Do topo pode-se avistar a ilha de Aran, local onde se confeccionam os famosos suéteres de lã (vale a visita com tempo), além da baía de Galway, das montanhas Maum Turk, dos 12 Pins ao norte de Connemara, e o Loop Head olhando ao Sul.

Para chegar lá, partindo de Dublin, pode-se ir de carro, de ônibus, ou de trem. O trem é o mais divertido, rápido e bonito passeio pelos interiores da Irlanda, quando há oportunidade. Mas falo sobre o trem em outro post.

Aqui na Irlanda venta muito. Logo, ao visitar os Cliffs, muito cuidado na travessia, pois não há barreira de proteção entre as falésias e o mar. Portanto, atenção para papais e mamães: segurem a mão de seu filho e boa visita nesse lugar sensacional.




* Heloisa Viana é jornalista e cineasta. Trabalhou para produtoras de cinema e já colaborou com o site Adoro Cinema. Aos 4 anos de idade, era membro e entusiasta do Clube do Mickey, do qual tinha crachá e chapéu com orelhas.

** Fotos de arquivo pessoal e originárias do site oficial dos Cliffs of Moher.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter