18 junho 2018

Atrações e paisagens naturais dos parques de São Paulo

São Paulo, na ausência de praias, tem parques maravilhosos. Diante de paisagens incríveis como os da Aclimação (até no frio!) e Independência, acabamos não sentindo falta da orla carioca.
Parque da Aclimação

Aclimação é um típico parque de contemplação da natureza. Com um belíssimo lago e paisagem verde, é bastante bucólico e transmite paz.


E na entrada ainda há uma quadra enorme e brinquedos de madeira para as crianças.



Adquirido pela Prefeitura em 1939 e tombado em 1986 pelo Condephaat, o Parque da Aclimação (Rua Muniz de Souza, 1119) oferece diariamente, das 6h às 22h, diversas opções de lazer e entretenimento. Atende principalmente os frequentadores dos bairros da Liberdade e Paraíso, no Centro de São Paulo.

Chamado antigamente de Jardim da Aclimação, o local foi sede do primeiro zoológico da cidade, no final do século 19, e chegou a acolher Maurício, um urso polar branco do polo norte, o camelo Gzar, uma sucuri, um peixe elétrico do Amazonas e hienas africanas, segundo jornais da época.


A ideia do zoo, criado em 1882, surgiu do médico, fazendeiro e político paulista Carlos Botelho, inspirado no Jardin D'Acclimatation, em Paris, na França.

Em 112 mil m² de área verde, atualmente o parque abriga um lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d'água, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, além de playgrounds infantis e campos para prática de esportes.


Bem próximo do parque, há uma dica ótima para alimentação, a pizzaria Mr. Texas Pizza Pan (Rua Maracaí, 159). O restaurante tem decoração inspirada na cidade norte-americana e seu cardápio traz boas opções de pizzas.


Um exemplo é a "Jerked beef" (R$ 67, a grande), com muçarela, carne seca desfiada, cebola roxa e pimenta biquinho.




Parque da Independência

Já o Parque da lndependência (Av. Nazareth, s/nº – Ipiranga) logo nos chamou a atenção por ter jardins parecidos com o de Versailles, na França.




Localizado em frente aos jardins, o Edifício-Monumento, conhecido como Museu do Ipiranga, infelizmente estava fechado para visitas em função das obras de restauro e modernização.





Tombado pelo CONDEPHAAT, CONPRESP E IPHAN, o parque tem área de 161.300m² e representa um marco histórico nacional. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, D. Pedro I declarou o país independente de Portugal em 1822.



Na parte mais baixa do parque, vários skatistas e crianças se divertem. Ao fundo, podemos ver o Monumento à Independência do Brasil, também chamado de Monumento do Ipiranga ou Altar da Pátria.



São várias as representações históricas no monumento. Entre elas, Os Revolucionários Pernambucanos de 1817 e Os Inconfidentes Mineiros de 1789. Também há, é claro, um painel em alto-relevo denominado "Independência ou Morte". No topo, vê-se o grupo escultórico Marcha Triunfal da Nação Brasileira.

lmagem oficial do órgão de turismo de SP
Na área do parque está também a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Indepêndência e Cripta Imperial , o Museu Paulista e, nos limites do parque, o Museu de Zoologia (USP).

Lá também pode-se encontrar a Cripta Imperial do Monumento à Independência, onde estão os restos mortais de D.Pedro I e suas duas esposas. No passeio também é possível visitar o viveiro de plantas e o Museu de Zoologia.

Parque Villa Lobos

Nossa visita a esse parque foi um pouco prejudicada porque era um domingo quente e estava bem cheio. No local, estava acontecendo um evento do canal Nickelodeon, inspirado nos personagens do programa "Patrulha Canina".



Apesar de estarem por lá vários cachorros fofos e food trucks, o programa não foi tão divertido e ficamos pouco.



Até porque nosso objetivo era alugar bicicletas para dar uma volta pelo parque e isso se mostrou impossível devido às filas.

No dia anterior, aliás, já havíamos tentado parar no Ibirapuera mas não conseguimos vagas. Rodamos por bastante tempo e desistidos. Dica, não tente ir de carro ao Ibirapuera.

Pelo menos no Villa Lobos foi possível parar em ruas próximas do parque. A fila para o estacionamento também estava enorme.

Tinha também essa ação promocional do filme novo dos Transformers.



Foi no ano de 1987 que surgiu a ideia de criar um parque em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos e, anos depois, o Parque Villa-Lobos deixaria de ser um projeto para se tornar um dos parques mais visitados da cidade, contabilizando cinco mil pessoas durante a semana, 20 mil aos finais de semana e 30 mil em feriados.

O Parque fica no bairro Alto de Pinheiros, zona Oeste da cidade, e possui 732 mil m² que abrigam ciclovia, quadras, bosque, campos de futebol, playground, aparelhos de ginástica, pista de cooper, tabelas de street basketball e bosque com espécies de Mata Atlântica.



Soubemos que dentro do parque há diversas atividades e atrações, mas devido à lotação não circulamos muito para conferir. Leia mais sobre isso aqui. O Villa Lobos fica na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros.


E então? Satisfeito com as opções ao ar livre em São Paulo? Você tem algum parque preferido?


------------------------------------------------
Gostou do blog e quer saber como retribuir as dicas que a gente dá pra você?
Contrate um de nossos serviços!

Reserve sua viagem com a gente e pague TUDO em até 10 vezes sem juros. Acesse o formulário de contato do blog ou envie e-mail a paraadisney@gmail.com.



Se preferir fazer sua reserva por conta própria, acesse o Booking clicando no link abaixo! Nós receberemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso, e estará ajudando a manter o blog!


Pensando em alugar um carro? Reserve pela Rentalcars clicando no link abaixo. A Rentalcars pesquisa os melhores preços nas melhores operadoras. Alugando por aqui nós recebemos uma comissão mas você não paga nada a mais por isso e estará ajudando a manter o blog.




Compre seus ingressos para as atrações e parques com a gente! Você paga parcelado em reais e já sai do Brasil com os ingressos em mãos, evitando assim as filas das bilheterias. Solicite uma cotação!


Para entender os diferentes tipos de ingressos para os parques de Orlando, veja este post




Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter