29 janeiro 2015

El Capitan, o cinema da Disney em Hollywood, e as estrelas da calçada da fama

O fã da Disney que estiver em Los Angeles com tempo livre (o que é bem difícil naquela cidade tão badalada), não deve deixar de assistir a um filme no El Captain Theatre, cinema de propriedade da Disney localizado na Hollywood Boulevard e palco de todas estreias das películas da empresa.


Já que tempo livre quando estivemos lá foi justamente o que não houve, infelizmente não desfrutamos dessa experiência. Mas como "entendidos" em Los Angeles não podemos deixar de trazer para vocês as informações deste lindo e histórico local para os amantes do Mickey e sua turma.

E já que você está por ali, não deixe de ver a Calçada da Fama e aproveite para procurar pelas estrelas relacionadas à Disney, como o próprio Mickey e a Tinker Bell!



Mistura da tradição de Hollywood com a magia Disney, o El Captain Theatre é uma construção imponente e, em seu interior, guarda tecnologias super modernas em se tratando de exibição de filmes.

Com frequência o El Capitan Theatre oferece experiências que vão além dos filmes, com shows pré-exibição, exibição de figurinos, presença de personagens e shows de lasers!

 

A história

O site oficial do El Captain Theatre traz um minucioso histórico do local. Inaugurado em 3 de maio de 1926, seu nome era Hollywood's First Home of Spoken Drama. Quase vinte anos depois, foi transformado de um teatro (com apresentações de astros como Clark Gable, Buster Keaton e Rita Hayworth) para uma sala de cinema. O local não é considerado histórico apenas por sua antiguidade. Foi lá que o celebrado diretor Orson Welles exibiu, em 1941, seu primeiro e premiado filme "Cidadão Kane", que entrou para a história de Hollywood.



Ao longo de 35 anos,  o El Captain já mudou de mãos e de nome, como Loew´s Hollywood, Hollywood Cinema e Pacific's Paramount Theatre.

Em 1989...."surpresa"!

A Walt Disney Company se juntou com a Pacific Theatres e empreendeu uma restauração de dois anos de duração, a cargo do designer Joseph J. Musil de forma a ter de volta sua grandeza arquitetônica de outros tempos e, ao mesmo tempo, suportar as novas tecnologias.

Uma relíquia presente no cinema é o órgão Wurlitzer ‘Crawford Special’,  que originalmente ficava no hoje inexistente Fox Theatre, em San Francisco. Durante intervalos de filmes, é possível ouví-lo, nos fins de semana. Em sua inauguração, em 2000, foi usado como trilha sonora de uma versão muda de "Peter Pan"!


Hoje o El Captain Theatre é um patrimônio cultural de Los Angeles e sua reabertura após a reforma foi em 1991 com a estreia mundial de "Rocketeer", inaugurando uma tradição de estreias mundiais badaladas de filmes da Disney que dura até hoje, com filmes como "Operação Big Hero" e "Guardiões da Galáxia".

A presença deste El Captain repaginado inclusive é apontada como um dos motivos pela revitalização da área, que em 2001 ganhou, ali em frente, o centro de entretenimento e compras Hollywood & Highland, sobre o qual contamos neste post.

Disney Studio Store

Logo ao lado do El Captain, está localizada a Ghirardelli Soda Fountain & Chocolate Shop, lar dos deliciosos chocolates, sorvetes e milk-shakes da marca. Junto com ela, fica a Disney Studio Store, que vende DVDs e artigos relacionados aos filmes da Disney. Pena que ambas estavam fechadas para reforma quando estivemos em Los Angeles. E, assim, o letreiro da Soda Fountain não trazia ainda a marca Ghirardelli, ao contrário da segunda foto abaixo, já com os nomes separados.




Estrelas da Disney na calçada da fama

E como você está na Hollywood Boulevard, aproveite para procurar pelas estrelas da Disney na Calçada da fama, que ficam concentradas perto do El Captain.

São vários os personagens e atores da Disney que já ganharam seu lugar neste tradicional espaço de Hollywood.

Um dos primeiríssimos astros a ganhar uma estrela na calçada só podia ser Walt Disney, em 1960, que, aliás, tem duas! Uma por sua realização no cinema e outra na TV. Seu irmão, Roy Disney, grande incentivador e colaborador das obras do gênio da animação, juntou-se a ele em 1998.




A mais célebre criação de Walt Disney, nosso querido  Mickey, já garantiu a sua também em 1978, sendo o primeiro de todos os personagens animados a ser homenageado. O companheiro Pato Donald não podia ficar de fora dessa e, desde 2004, abrilhanta o festival de estrelas.


Um dos mais recentes agraciados foi o Ursinho Pooh, em 2006. Entre as princesas, a Branca de Neve é a única que garantiu sua estrela. Ela foi homenageada em 1987.


A fada Tinker Bel, sempre tão vaidosa, pode se orgulhar de ter uma das estrelas mais recentes da calçada. Em 2010, ela garantiu sua marca entre os grandes de Hollywood.



E não apenas pessoas de verdade e personagens animados integram o grupo de estrelas da Disney. O próprio parque Disneyland, o original concebido por Walt Disney, ao completar 50 anos teve seu espaço garantido na calçada.


Além de informações como estas, o site de notícias Examiner.com traz também a lista de estrelas da Disney, com endereço e data de inauguração:

•    Walt Disney – 7021 Hollywood Blvd. (1960, estrela de cinema)
•    Walt Disney – 6747 Hollywood Blvd. (1960, estrela de TV)
•    Mickey Mouse – 6925 Hollywood Blvd. (1978)
•    Branca de Neve – 6910 Hollywood Blvd. (1987)
•    Roy O. Disney – 6833 Hollywood Blvd. (1998)
•    Pato Donald – 6840 Hollywood Blvd (2004)
•    Disneyland – 6874 Hollywood Blvd (2005)
•    Ursinho Pooh – 6834 Hollywood Blvd. (2006)
•    Tinker Bell – 6834 Hollywood Boulevard (2010)

Como são inúmeros os astros relacionados à Disney, você também pode encontrar na Calçada da Fama estrelas indiretamente ligadas à marca, como Johnny Depp, Julie Andrews e Robert Zemeckis, entre outros. E pode-se dizer que outras acabaram sendo "incorporadas" ao "portfólio Disney" com o tempo, como por exemplo, Harrison Ford, o Han Solo de Star Wars.



É possível também ir atrás de outros personagens, não ligados à Disney, como Pernalonga, Shrek, Os Simpsons e Pica-Pau. Até o cão Rin Tin Tin tem sua estrela!

Escolha seu personagem e ator favorito e vá caçar as estrelas!



* Fotos de arquivo pessoal, com exceção das fotos  da estrela e cerimônia de Tinker Bell (site oficial do Hollywood Walk of Fame), estrela da Disneyland (Frazer Harrison / Getti Images), cartaz da estreia de Operação Big Hero (site oficial El Captain Theatre), nova loja da Ghirardelli (site Castles, Capes & Clones) , cerimônia da Branca de Neve (Disney), estrela de Walt Disney (DisneyWiki), cerimônia do Pato Donald (BBC News), estrela do Rin Tin Tin (Corbis) e fotos antigas do El Captain Theatre (site oficial do cinema).

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter