10 dezembro 2014

Conheça as diferenças entre Walt Disney World (Flórida) e Disneyland Resort (Califórnia)

Já falamos aqui no blog sobre várias atrações da Disney em Orlando, na Flórida, e em Anaheim, na Califórnia. E temos também posts específicos sobre os parques de cada estado, que são o Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom e Hollywood Studios, no caso de Orlando, e também Disneyland Park e California Adventure, em Anaheim.

Por conhecermos todos, muitos leitores nos perguntam se deveriam abrir mão de uma ida a Orlando para conhecer os parques de Anaheim. Por isso, resolvemos comparar de forma mais didática os principais pontos abaixo, puxando a sardinha para a Disneyland, mas ressaltando também algumas vantagens do Walt Disney World Resort.





1. Facilidade de circulação entre os parques


Esta é logo uma diferença muito interessante. Mesmo que você não fique hospedado nos três hotéis da Disney, existem várias opções de ótimos hotéis bem próximos ao complexo da Disneyland, os chamados meios de hospedagem de “boa vizinhança”, aprovados pela Disney.  Em Orlando, de fato é bem melhor ficar em um hotel da Disney para aproveitar a proximidade e magia do local, e achamos que a rede All Star Resorts tem um bom custo-benefício.

Mas na Califórnia ficamos no Tropicanna Inn, ótima opção também e bastava atravessar a rua para chegarmos ao portão principal que leva aos parques! Enquanto em Orlando é tudo mais afastado, em Anaheim os parques Disneyland e California Adventure ficam em uma praça, um de frente para o outro e ao lado do Dowtown Disney. Dá para circular a pé, facilmente. Mas é claro que não existe a gama de parques, atrações, hotéis e cafés com personagens que Orlando tem. Só que acordar e logo ir a pé aos parques é um grande privilégio!



Resultado: Califórnia 1 x 0 Orlando


2. Atendimento ao turista

Orlando é o paraíso de todo viajante. Lá todos se esforçam ao máximo para agradar. Um amigo contou que procurou cachorro quente numa barraquinha e, como não tinha, o vendedor deu um sorvete de graça, só para compensar o transtorno de ele não ter sido saciado em seu desejo! Lá os cast members também estão sempre fazendo cumprimentos às crianças fantasiadas.

Em Anaheim, já era tarde e a única barraquinha aberta era de pipocas, corri lá para pegar um saco para minha filha, que estava com fome, mas o vendedor disse que aquelas pipocas já não podiam mais ser servidas, não entendi bem o motivo e, mesmo vendo minha frustração, apenas pediu desculpas e não fez nada para solucionar meu problema. Então, se você quer ser muito paparicado, vá para Orlando.



Resultado: Orlando 1 x 1 Califórnia


3. Experiência de estar nos Estados Unidos


Nós temos orgulhos de ser brasileiros, e é fato que nosso povo ajuda a tornar o clima de Orlando tão empolgante e divertido, mas como também adoramos os Estados Unidos, há momentos que você prefere estar num lugar mais “exclusivo”, conhecendo os hábitos dos americanos e convivendo com os locais.

Em Anaheim isso é possível, já que a Disneyland é um destino muito procurado pelos americanos em qualquer época do ano. Os chamados "annual passholders" têm o ingresso que dá direito a visitar os parques o ano todo. Dependendo da proximidade que moram, também é mais comum os americanos viajarem a Los Angeles do que a Orlando quando têm algum dia de folga.

Orlando é uma cidade globalizada, com turistas de muitos lugares. Anaheim tem aquele clima de parque local, mais ligado à cultura norte-americana. Não é à toa que o California Adventure homenagea o estado. Por isso, se você quer uma experiência de viagem mais autêntica nos Estados Unidos, precisa ir ao Disneyland Resort.



Resultado: Califórnia 2 x 1 Orlando



4. Originalidade 

O tópico sobre a experiência de estar nos EUA nos leva a outra questão. Orlando é a cidade mais preparada para o turismo, mas a Disneyland, além de ser um parque “local”,  traz atrações que evocam o passado e a tradição. Foi o parque “original”, aquele que Walt Disney idealizou e conheceu.

Como contamos no post sobre o parque, Walt Disney estava lá para vê-lo iniciar o funcionamento e fez os ajustes necessários após o fatídico dia de inauguração, quando o espaço não conseguiu suportar a grande quantidade de visitantes. Existe uma relação muito próxima entre criador e criatura. Um abajur em cima do quartel de bombeiros sinaliza sua presença e o visual do parque é todo retrô. Então, se você quer se sentir fazendo parte do início do sonho, tem que conhecer a Disneyland, na Califórnia.






Resultado: Califórnia 3 x 1 Orlando


5. Castelo


Sim, o castelo da Bela Adormecida, na Disneyland, na Califórnia, é muito menor que o castelo da Cinderela no Magic Kingdom. Essa é uma diferença gritante entre os parques. Entrar no parque de Orlando e já ver ao longe aquele castelo imponente é uma emoção sem fim. Já na Disneyland, além de ser menor, a rua parece mais estreita e com mais árvores, o que dificulta sua visão e atrapalha até o espetáculo de fogos ao fim do dia, dependendo de onde você esteja assistindo.

Em Orlando, você pode apenas passar por dentro do castelo e ver alguns painéis, além de visitar o restaurante Cinderella Royal Table e a Bibbidi Bobbidi Boutique se fizer reserva para uma refeição ou transformação de sua princesa. Mas na Disneyland, na Califórnia, você pode realmente entrar no castelo, passar por um caminho que sobe e desce e conhecer a história da Bela Adormecida em cenas retratadas com bonecos, sons e luzes.


Apesar dessa diferença positiva para a Disneyland, nesse aqui não há dúvidas: o castelo da Cinderela em Orlando ganha pelo seu tamanho e imponência!



Resultado: Orlando 2 x 3 Califórnia


6. Atrações e áreas dos parques

A grande vantagem de conhecer ambos os complexos da Disney são atrações e áreas que se vê apenas em um deles. O California Adventure, por exemplo, tem o incrível show de águas e luzes World of Color, numa área sensacional chamada Paradise Pier, que evoca os tradicionais parques de píers da Califórnia.



O Magic Kingdom, em Orlando, tem a Fantasyland com as atrações todas dedicadas às princesas da Disney. A montanha-russa Expedition Everest, do Animal Kingdom (foto abaixo), é bem mais emocionante que a Mattlehorn Bobsleds, na Disneyland, na Califórnia, que embora esteja lá há muito mais tempo, não é tão emocionante e chacoalha um pouco.


Por outro lado, a Space Mountain da Disneyland, na Califórnia, tem dois lugares lado a lado e não chacoalha como no Magic Kingdom, em Orlando. Os Piratas do Caribe, atração que sem dúvida é incrível também em Orlando, pode ser uma experiência bem legal em Anaheim, passando por dentro do restaurante Blue Bayou e com duração mais longa.

A atração do Indiana Jones, na Disneyland, na Califórnia, por ser similar ao Dinosaur, do Animal Kingdom, é muito mais interessante que o show no Hollywood Studios dedicado a este personagem.

Somente em Anaheim podemos visitar a Mickey´s Toontown, com as casas de Mickey, Pateta, Minnie e outros personagens, que não existe mais no Magic Kingdom. A fachada do It´s a Small World na Disneyland, na Califórnia, é muito maior e impactante que em Orlando.

 
Mas a Disneyland não tem Magic Carpets of Aladdin, Mickey’s PhilharMagic, Monsters, Inc. Laugh Floor ou o Stitch’s Great Escape, como no Magic Kingdom. O Astro Orbiter, no Magic Kingdom, voa muito mais alto que na Disneyland, sendo mais emocionante.

Fique tranquilo, pois ambos os complexos da Disney têm a Torre do Terror, Star Tours e o show Fantasmic!. No caso do Fantasmic!, nós não conseguimos assistir na Disneyland, na Califórnia, mas há relatos de pessoas que viram e consideram-no mais emocionante que a atração de Orlando. Deve ser mesmo incrível, já que, em nossa opinião, o de Orlando é o melhor show de todos os parques da Disney.

A Disneyland, na Califórnia, tem o musical Mickey and The Magical Map, mas o show da Bela e a Fera no Hollywood Studios, em Orlando, traz lágrimas aos olhos.



A principal área que difere os complexos é a Cars Land! É exclusiva do Califórnia Adventure, pelo menos por enquanto, já que há rumores de que poderá ser construída também em Orlando, no Hollywood Studios. É exatamente o cenário do filme Carros e, além de umas atrações menos radicais, uma se destaca, a Radiator Spring Racers, semelhante ao Test Track do Epcot, em Orlando, mas com a vantagem de ser em meio às montanhas de Ornament Valley e com os personagens do filme.
 

Claro que a área New Fantasyland, no Magic Kingdom, em Orlando, é um super diferencial da cidade também. Mas ainda não a conhecemos, então vamos ficar devendo essa análise!

Bom, vocês já devem ter notado que, a essa altura do texto, embaralhou o resultado da "disputa" entre Orlando e Anaheim! rs

É claro que para uma experiência completa de Disney você precisa ir ao Walt Disney World Resort, em Orlando, mas neste post puxamos um pouco a sardinha para o Disneyland Resort, na Califórnia, porque merece muito ser visitado. Então, se você já foi a Orlando pelo menos duas vezes, considere conhecer o parque original de Walt Disney, na Califórnia.

E, se desejar que a gente organize a viagem para você, a Isabel é agente credenciada por uma operadora especializada em Disney e  pode agendar passagem, hotel, aluguel de carro, ingressos, seguros viagens etc. E você não paga nada a mais por isso!

Entre em contato pela caixa de comentários abaixo ou clique aqui para acessar o formulário de contato.

Aproveite para ler também o relato de outros blogs sobre as diferenças entre os parques de Orlando e Anaheim! Veja aqui o post do Aprendiz de Viajante, Malas e Panelas, The Disney Blog e Mouse Magic.


Escolha a Disney que deseja visitar e seja feliz!

* Todas as fotos são de arquivo pessoal, com exceção das imagens da entrada da Disneyland com Mickey e Minnie, do World of Color e do It´s a Small World, originadas do site de imprensa da Disney.


------------------------

Gostou do blog e quer saber como retribuir as dicas que a gente dá pra você?
Contrate um de nossos serviços!

Reserve sua viagem com a gente e pague TUDO em até 10 vezes sem juros. Acesse o formulário de contato do blog ou envie e-mail a paraadisney@gmail.com.

Se preferir fazer sua reserva por conta própria, acesse o Booking clicando no link abaixo! Nós receberemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso, e estará ajudando a manter o blog!


Procurando passagem aérea mais barata? Entre no Voopter clicando no link abaixo! Ele pesquisa as principais companhias aéreas para que você possa comprar sua passagem com o melhor preço! Nós receberemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso, e estará ajudando a manter o blog!


Pensando em alugar um carro? Reserve pela Rentalcars clicando no link abaixo. A Rentalcars pesquisa os melhores preços nas melhores operadoras. Alugando por aqui nós recebemos uma comissão mas você não paga nada a mais por isso e estará ajudando a manter o blog.


Compre seus ingressos para as atrações e parques com a gente! Você paga parcelado em reais e já sai do Brasil com os ingressos em mãos, evitando assim as filas das bilheterias. Solicite uma cotação!

Para entender os diferentes tipos de ingressos para os parques de Orlando, veja este post



6 comentários:

  1. Carlos Augusto, adorei o post, estou louca para conhecer a Disney da Califórnia, mas com dólar nas alturas, tivemos que adiar um pouco, mas por enquanto, vou matando a vontade com seu texto! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia! Entendo perfeitamente. O momento é de cautela, mas sempre dá para fazer uma viagem, mesmo que mais econômica e com alguns ajustes. Boa sorte no seu planejamento. Conte com a gente! Obrigado pela visita e comentário!

      Excluir
  2. Oi Carlos, gostei da forma como você foi citando as diferenças. Já estive 2x na da CA e 2x na da FL. Além dos excelentes pontos que você citou, no quesito "idade dos filhos", considero a da CA mais adequada para crianças de até 10 anos e a da FL para acima disso. Tamanho dos parques, quantidade de turistas, e tudo mais não são totalmente aproveitados pelos pequenos viajantes. Ainda vou escrever um post sobre isso! rs Abração pra vc e pra Isabel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana! Obrigado por seu comentário. Interessante sua análise da Disneyland ser mais adequada para crianças menores. Você que já conheceu bem as duas sabe que elas se complementam no coração dos disneymaníacos, não é? :) Um abraço!

      Excluir
  3. Oi Carlos,
    Adorei , eu nunca foi em nenhuma das duas (buá buá) e cogitava apenas a de Orlando mas depois de ler teu post vi que tenho que levar minhas filhotas nas duas hehehe
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Livi! Certamente vale a pena dar essa esticada até Clearwater Beach! Boa sorte!

      Excluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e tecle enter